Pular para o conteúdo principal

AULA 3 - CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR: ESTUDOS DE CASO

  

AULA 3 - CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

ESTUDOS DE CASO


RESUMO DOS ASSUNTOS: nesta aula aprofundaremos a reflexão sobre os comportamentos empreendedores, por meio de uma autoavaliação e do estudo de casos sobre pessoas que alcançaram resultados positivos como empreendedores através desses comportamentos. 

OBJETIVOS: 

1. Conhecer casos de empreendedores e empresários de sucesso.

2. Identificar na história deles os comportamentos empreendedores e perceber como elas se manifestaram na prática deles. 

3. Fixar a compreensão do conceito de "Comportamento empreendedor"

ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 1 - ESTUDO DE CASO

Assista aos vídeos sugeridos e escolha um dos personagens para realizar seu estudo de caso. Destaque as características do comportamento empreendedor presentes na história do seu personagem escolhido. Escolha um só. Siga a seguinte estrutura em forma de ficha biográfica (Click AQUI para acessar o modelo): 

1. Registre em seu caderno 

2. e no formulário do classroom, caso já esteja disponível.

SILVIO SANTOS DA UM SHOW SOBRE MOTIVAÇÃO





GERALDO RUFINO - ELE CHEGOU NO FUNDO DO POÇO 

E CONTINUOU PENSANDO POSITIVO

TUDO SOBRE O CRIADOR DA TURMA DA MÔNICA, O MAURICIO DE SOUSA!
A HISTÓRIA DE ALEXANDRE COSTA - O FUNDADOR DA CACAU SHOW


ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 2: FÓRUM DE DISCUSSÃO

As atividades no fórum de discussão continuam. 

1. Questão do fórum: Que lição você tira da história do empreendedor pesquisado para sua própria vida e que pode ser aplicada à trajetória de todo empreendedor? 


Observações sobre o Fórum: 

 O Fórum será no grupo de Whatsapp. Em cada postagem que você fizer coloque antes seu nome e turma. Como vocês anteriormente.  

Todos devem fazer no mínimo uma postagem. Não havendo número máximo. Podendo e sendo desejável mesmo responder aos comentários dos colegas. Sempre com muito respeito

Bons estudos! 


DADOS DO EMPREENDEDOR

DADOS

REGISTROS

Nome

 

Apelido

 

Nascimento/idade

 

Escolaridade e formação acadêmica

Nunca estudou? Ensino fundamental ou médio? Fez faculdade?

Dados sobre infância e juventude

Onde nasceu? Numa grande ou pequena cidade? Os pais dele o que faziam? Como vivia financeiramente?

Trabalho e empreendedorismo

Como iniciou no mundo do trabalho? Qual foi o sei primeiro negócio? Quebrou com alguma empresa? Que empreendimentos mantêm hoje? Qual a dimensão de suas empresas?

Características de comportamento empreendedor

Que características mais se destacaram na história dele, segundo a sua visão? Se possível apresente situações que ele viveu e que demonstrou esses comportamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 5 - O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO

  O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO   Prof. Pedro Virgínio 1) TEMA: O mercado do trabalho 2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS : Nesta aula retomaremos as noções de trabalho humano como meio de adquirir recursos para a satisfação das necessidades humanas. Perceberemos isto em relação à teoria de maslow acer4ca das necessidades humanas. Refletiremos sobre a s mudanças rápidas pelas quais passa o mercado de trabalho. Também entremos em contato com as diferentes modalidades de trabalho dominantes em nossa sociedade. Refletiremos sobre a importância de pensar e planejar o nosso futuro profissional.    3) OBJETIVOS: COGNITIVO : Compreender que o trabalho é um meio de satisfação de necessidades humanas, imprescidivel. E que os mercados de trabalho passam por rápidas transformações, demandando de nós tomadas de decisão. ATITUDINAIS : Assumir uma postura proativa em face de sua formação acadêmica e profissional, tendo em vista seus objetivos profissionais e de vida no médio e...

AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES

 AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES     Tema: Sonhos metas e realizações Objetivos: 1. Refletir sobre a importância dos sonhos e metas para a vida de cada um de nós. 2. Compreender as características de uma meta ESPERTA. 3. Fazer uma análise da vida pessoal, em suas várias dimensões, identificando pontos fortes e pontos fracos. 4. Traçar uma meta ESPERTA dentro do contexto de sua auto-avaliação e cumpri-la no tempo determinado.  Conteúdo 1. A relação entre sonhos, metas e realizações 2. Meta ESPERTA 3. Pensando a própria vida Sequência didática 1. Assista à video-alua expositiva: Parte 1, parte 2 e parte 3 . 2. Estude o livro texto nas páginas 90 a 95 3. Assista à palestra sugerida e registre em seu caderno às suas considerações. 4. Faça o registro pedido  (Obs: Acesse a video-aula e à palestra clicando nos termos em destaques (links) Bons estudos!