Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA - PLANO ANUAL E PLANOS DE UNIDADE

 EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

CURSO “DESPERTAR”

CRONOGRAMA DE AULAS CUMPRIDAS: CLICK

 PLANO ANUAL


Disciplina: Empreendedorismo

Série: 1º Ano

Turmas: ABC

Prof.: Pedro Virgínio P. Neto

Carga Horária: 80h

 

 TEMA GERAL: Despertando para uma atitude empreendedora


OBJETIVOS GERAIS:

Ø Colaborar com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Ø Estimular o protagonismo, a proatividade e o compromisso com o próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Ø Estimular o planejamento do futuro por meio dos conceitos e ferramentas do empreendedorismo.

Ø Auxiliar na ampliação da visão de mundo, favorecendo a identificação de oportunidades profissionais e de emprego e negócio.

Ø Auxiliar os estudantes na identificação de suas próprias capacidades, oportunizando a identificação e aplicação de estratégias para sua atualização.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A essência do nosso curso se constitui dos 22 encontros do curso “Despertar” do SEBRAE, ao longo dos quais serão abordados temas como: Empreendedorismo, Criatividade, identificação de oportunidades, Trabalho e emprego, escolhas e decisões e planejamento. Dentre outros.

A ordem dos temas estudados não seguirá necessariamente a que nos é apresentada no manual. Determinarei uma ordem que torne o conteúdo mais harmonizado com os eixos metodológicos que menciono logo abaixo.

 

Ao divulgar os planos de unidade, irei apontando o cronograma a ser seguido.

METODOLOGIA:

O conjunto de temáticas a serem estudadas serão organizadas e abordadas a partir de três eixos: 1. Autoconhecimento e auto-avaliação. 2. Capacitação empreendedora. 3. Planejamento de Negócio.

Como meios metodológicos, serão utilizados:

Ø Leitura, interpretação e produção de textos

Ø Aulas expositivas e dialogadas, por meio de vídeo conferências.

Ø Aulas gravadas em vídeo ou áudio

Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.

Ø Estudos de caso.

Ø Pesquisa

RECURSOS:

Ø Google Meet

Ø Google Classroom

Ø Computadores

Ø Manual despertar

Ø Outros

 

AVALIAÇÃO:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina: Discussões, produções e participações em vídeo conferências.

 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação clara com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos expressos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal. Ou seja, deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social, econômico e cultural que nos cerca. Ou seja, precisa ter ligação com a nossa, com a sua vida cotidiana.

 Dúvidas e questões registrem na plataforma e me passem um alerta no whatsApp (Pode ser a mesma mensagem que deixou na plataforma). Mas sempre é necessário deixar registrado lá na plataforma.

 

 

 REFERÊNCIAS BÁSICAS 

 1.     Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 

 2.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

      3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 

      4.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

      5.     Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

      6.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

      7.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

      8.     Coaching na prática – Glória Tellez

        9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de                  Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching. 10.  

 

 PLANO DE UNIDADE 1

NOÇÕES INICIAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Acesse o documento em pdf clicando aqui

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 08/02/2021 à  29/02/2021 (Fevereiro)

Tema geral: Características do comportamento empreendedor

Objetivos gerais:

Ø Compreender o conceito de Empreendedorismo.

Ø Relacionar atitude empreendedora e sucesso na vida e nos negócios.

Ø Envolver-se num processo de auto-avaliação, reconhecendo forças pessoais e possíveis pontos de melhoria.

Ø Despertar uma disposição interior a assumir uma postura empreendedora nocotidiano e nas diversas áreas da vida.

Cronograma de aulas

1.     Aula 1: Apresentação geral do curso (Vídeo- conferência).

2.     Aula 2: Primeiras noções: O que é Empreendedorismo e o perfil do empreendedor.

3.     Aula 3: As características do comportamento empreendedor.

4.     Aula4: Estudo de casos

Recursos:

Ø Computador ou celular

    Ø Google Meet

Ø Acesso à internet

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

Metodologia:

Ø Leitura, interpretação e produção de textos

Ø Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

   Ø Fóruns de discussão

   Ø Elaboração de projetos

        Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.

Ø Vídeo conferências.

   Ø Estudos de caso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS 

 1.     Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 

 2.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

      3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 

      4.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

      5.     Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

      6.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

      7.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

      8.     Coaching na prática – Glória Tellez

       9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de                  Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching.

      10. Treinamento e desenvolvimento - INEAD 




 PLANO DE UNIDADE 2

O TRABALHO HUMANO

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 01/03/2021 à  29/03/2021 (Março)

Tema geral: O Trabalho Humano

Objetivos gerais: Refletir, contextualizar e entender que:

 1.Que o Trabalho é uma ação inerente à condição humana e um meio pelo qual interagimos com a natureza, transformando-a e dele nos apropriando para a satisfação de nossas necessidades. 

 2.Que, enquanto ação humana tem assumido várias formas sociais, condicionadas histórica, geográfica e culturalmente. 

 3. Ser capaz de contextualizar o modo como o trabalho se transforma em negócio na sociedade atual e as formas que ele assume. 

 4.Refletir e formar uma compreensão sobre as transformações recentes do mundo do trabalho. 

Cronograma de aulas

1.     Aula 4: O trabalho humano - Perspectiva histórica e filosófica

2.     Aula 5: O jovem e o mercado de trabalho- Transformações

3.     Aula 6: Evento empreendedor: Apresentação e divisão de equipes.

4.     Aula 7: Elaboração de plano de ação do evento empreendedor.

    5.  Aula 8: Escolhas e decisões.

Recursos:

Ø Computador ou celular

    Ø Google Meet

Ø Acesso à internet

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

Metodologia:

Ø Leitura, interpretação e produção de textos

Ø Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

   Ø Fóruns de discussão

   Ø Elaboração de projetos

        Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.

Ø Vídeo conferências.

   Ø Estudos de caso. 

Referências Básicas

1.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

2.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

3.     Curso de empreendededorismo – Alex Pimentel

4.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

5.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

6.     Coaching na prática – Glória Tellez                                                                                            



PLANO DE UNIDADE 3
Planejando para transformar sonhos em realizações

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 04/04/2021 à  29/04/2021 (Abril)

Tema geral: Sonhos, Metas e realizações

Objetivos gerais:

1. Compreender que sonhos podem ser transformados em projetos e realizados por meio do estabelecimento de metas

2. Compreender os componentes de uma meta bem elaborada, por meio da metodologia de formação de Metas ESPERTA.

3. Exercitar os comportamentos empreendedores por meio do planejamento e realização de projetos.

Cronograma de aulas

1.     Aula 9: Sonhos, metas e realizações

2.     Aula 10: Sonhos, metas e realizacões. Conferência virtual.

3.     Aula11: Evento empreendedor. Apresentação dos projetos.  Conferência virtual.

4.     Aula 12: Apresentação de projetos - Orientação. Conferência virtual.

    5.   Aula 13: Administração do tempo

Recursos:

Ø Computador ou celular

    Ø Google Meet

Ø Acesso à internet

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

Metodologia:

Ø Leitura, interpretação e produção de textos

Ø Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

   Ø Fóruns de discussão

   Ø Elaboração de projetos

        Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.

Ø Vídeo conferências.

   Ø Estudos de caso. 

Referências Básicas

        1.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

2.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

3.     Curso de empreendededorismo – Alex Pimentel

4.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

5.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

6.     Coaching na prática – Glória Tellez                                                                                            


 PLANO DE UNIDADE 4

EVENTO EMPREENDEDOR

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 03/05/2021 à  28/05/2021 (Maio)

Tema geral: Evento empreendedor

Objetivos gerais:

Ø   O objetivo geral dessa unidade é promover o trabalho de pesquisa mais autônomo por parte dos estudantes, em torno de temas diversos sob a ótica do empreendedorismo.


Cronograma de aulas

1.     Aula 14: Evento empreendedor -  Organização de equipes e Orientação de trabalhos ao longos da aulas seguintes.


Recursos:

Ø Computador ou celular

    Ø Google Meet

Ø Acesso à internet

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

Metodologia:

Ø Leitura, interpretação e produção de textos

Ø Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

   Ø Fóruns de discussão

   Ø Elaboração de projetos

        Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.

Ø Vídeo conferências.

   Ø Estudos de caso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS 

 1.     Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 

 2.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

      3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 

      4.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

      5.     Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

      6.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

      7.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

      8.     Coaching na prática – Glória Tellez

       9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de                  Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching.

      10. Treinamento e desenvolvimento - INEAD

 

 PLANO DE UNIDADE 5

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Acesse o documento em pdf clicando aqui

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 01/06/2021 à  30/06/2021 (Junho)

Tema geral: Características do comportamento empreendedor

Objetivos gerais:

Ø Socializar os conhecimentos adquiridos ao longo da elaboração dos trabalhos.


Cronograma de aulas

1.     Aula 15: Apresentação de trabalhos

2.     Aula 16: Avaliando o meu perfil comportamental: Forças e fraquezas.

3.     Aula 17: Apresentação de trabalhos.

4.     Aula 18: Apresentação de trabalhos

Recursos:

Ø Computador ou celular

    Ø Google Meet

Ø Acesso à internet

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

Metodologia:

Ø Leitura, interpretação e produção de textos

Ø Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

   Ø Fóruns de discussão

   Ø Elaboração de projetos

        Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.

Ø Vídeo conferências.

   Ø Estudos de caso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS 

 1.     Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 

 2.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

      3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 

      4.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

      5.     Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

      6.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

      7.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

      8.     Coaching na prática – Glória Tellez

       9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de                  Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching.

      10. Treinamento e desenvolvimento - INEA




PLANO DE UNIDADE 6

ELABORANDO UM PLANO DE NEGÓCIO

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 02/08/2021 à  30/09/2021 (Agosto à setembro)

Tema geral: Plano de Negócio

        Objetivos gerais:  Refletir sobre as diferentes formas de ser um empreendedor. Refletir e  exercitar a habilidade de identificar oportunidades de negócios no seu entorno. Conhecer ferramenta "Canvas" e como ela pode ser usada na elaboração do plano de negócio.  Entrar em contato direto com um empreendedor e por, meio de uma entrevista, procurar perceber na experiência dele os elementos do planejamento fundamental de um plano de negócio.

        Cronograma de aulas:  

        Aula 19: Identificando oportunidades de negócio. 

        Aula 20: Trabalho versus emprego: Diferentes formas de empreender. 

        Aula 21: Definindo o  modelo de negócio: Quadro de negócios modelo.

        Aula 22: Entrevista com o empreendedor.

        Aula 23: Definindo a proposta de valor: O diferencial do seu produto.

        Aula 24: Quem é o seu Cliente? Segmentação, Canais e relacionamento.

        Aula 25: Planejando as atividades do negócio: Atividades, recursos, parceiros.

   Aula 26: Planejamento financeiro: Fontes de receita e estrutura de custos.

        Recursos: Computador ou celular. Google Meet.  Acesso à internet.

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

        Metodologia:  

1.Leitura, interpretação e produção de textos.

2. Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

3.Fóruns de discussão. 

4.Elaboração de projeto. 

5. Atividades de autoavaliação e feedback.

6.Vídeo conferências. 

7. Estudos de caso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS 

 1.     Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 

 2.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

      3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 

      4.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

      5.     Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

      6.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

      7.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

      8.     Coaching na prática – Glória Tellez

       9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de                  Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching.

      10. Treinamento e desenvolvimento - INEA

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 5 - O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO

  O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO   Prof. Pedro Virgínio 1) TEMA: O mercado do trabalho 2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS : Nesta aula retomaremos as noções de trabalho humano como meio de adquirir recursos para a satisfação das necessidades humanas. Perceberemos isto em relação à teoria de maslow acer4ca das necessidades humanas. Refletiremos sobre a s mudanças rápidas pelas quais passa o mercado de trabalho. Também entremos em contato com as diferentes modalidades de trabalho dominantes em nossa sociedade. Refletiremos sobre a importância de pensar e planejar o nosso futuro profissional.    3) OBJETIVOS: COGNITIVO : Compreender que o trabalho é um meio de satisfação de necessidades humanas, imprescidivel. E que os mercados de trabalho passam por rápidas transformações, demandando de nós tomadas de decisão. ATITUDINAIS : Assumir uma postura proativa em face de sua formação acadêmica e profissional, tendo em vista seus objetivos profissionais e de vida no médio e...

AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES

 AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES     Tema: Sonhos metas e realizações Objetivos: 1. Refletir sobre a importância dos sonhos e metas para a vida de cada um de nós. 2. Compreender as características de uma meta ESPERTA. 3. Fazer uma análise da vida pessoal, em suas várias dimensões, identificando pontos fortes e pontos fracos. 4. Traçar uma meta ESPERTA dentro do contexto de sua auto-avaliação e cumpri-la no tempo determinado.  Conteúdo 1. A relação entre sonhos, metas e realizações 2. Meta ESPERTA 3. Pensando a própria vida Sequência didática 1. Assista à video-alua expositiva: Parte 1, parte 2 e parte 3 . 2. Estude o livro texto nas páginas 90 a 95 3. Assista à palestra sugerida e registre em seu caderno às suas considerações. 4. Faça o registro pedido  (Obs: Acesse a video-aula e à palestra clicando nos termos em destaques (links) Bons estudos!