EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
CURSO “DESPERTAR”
CRONOGRAMA DE AULAS CUMPRIDAS: CLICK
PLANO ANUAL
Disciplina: Empreendedorismo |
Série: 1º Ano |
Turmas: ABC |
Prof.: Pedro Virgínio P. Neto |
Carga Horária: 80h |
|
|
OBJETIVOS
GERAIS:
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO A essência do nosso curso se constitui
dos 22 encontros do curso “Despertar” do SEBRAE, ao longo dos quais serão
abordados temas como: Empreendedorismo, Criatividade, identificação de
oportunidades, Trabalho e emprego, escolhas e decisões e planejamento. Dentre
outros. A ordem dos temas estudados não
seguirá necessariamente a que nos é apresentada no manual. Determinarei uma
ordem que torne o conteúdo mais harmonizado com os eixos metodológicos que
menciono logo abaixo. Ao divulgar os planos de unidade, irei
apontando o cronograma a ser seguido. |
Como meios metodológicos, serão utilizados:
|
|
AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo se dará de modo
contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações
possíveis do estudante com as
atividades propostas na disciplina: Discussões, produções e participações em vídeo
conferências. 2. As respostas e comentários nas
atividades devem ter relação clara com o material de estudo fornecido. 3. Os pensamentos expressos devem ser
coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e
demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer
coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve ser fruto de reflexão pessoal.
Ou seja, deve ter originalidade. 5. Deve ter conexão com o cenário
social, econômico e cultural que nos cerca. Ou seja, precisa ter ligação com
a nossa, com a sua vida cotidiana. |
1. Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 2. Crescendo e empreendendo – SEBRAE 3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 4.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 5.
Curso de empreendedorismo
– Alex Pimentel 6. ENDEAVOR.ORG.BR - https://endeavor.org.br/ 7.
Métodos e técnicas
para Coaching – Instituto Prominas 8. Coaching na prática – Glória Tellez 9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching. 10. |
NOÇÕES INICIAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO
Acesse o documento em pdf clicando aqui
Disciplina: Empreendedorismo Professor: Pedro Virgínio P. Neto Período: 08/02/2021 à 29/02/2021 (Fevereiro) |
Tema geral: Características do comportamento
empreendedor |
Objetivos gerais:
|
Cronograma de aulas
|
Recursos:
Ø Google Meet
|
Avaliação: O processo
avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo,
levando em conta o engajamento e todas
as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na
disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências). Critérios para avaliação das
atividades: 1. Seguir
os passos do material auto-instrucional. 2. As
respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o
material de estudo fornecido. 3. Os
pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de
serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não
significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve
ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade. 5. Deve
ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca. |
Metodologia:
Ø Fóruns de discussão Ø Elaboração de projetos Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.
Ø Estudos de caso. |
REFERÊNCIAS
BÁSICAS 1. Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 2. Crescendo e empreendendo – SEBRAE 3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 4.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 5.
Curso de empreendedorismo
– Alex Pimentel 6. ENDEAVOR.ORG.BR - https://endeavor.org.br/ 7.
Métodos e técnicas
para Coaching – Instituto Prominas 8. Coaching na prática – Glória Tellez 9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching. 10. Treinamento e desenvolvimento - INEAD |
O TRABALHO HUMANO
Disciplina: Empreendedorismo Professor: Pedro Virgínio P. Neto Período: 01/03/2021 à 29/03/2021 (Março) |
Tema geral: O Trabalho Humano |
Objetivos gerais: Refletir, contextualizar e entender que:
4.Refletir e formar uma compreensão sobre as transformações recentes do mundo do trabalho. |
Cronograma de aulas
5. Aula 8: Escolhas e decisões. |
Recursos:
Ø Google Meet
|
Avaliação: O processo
avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo,
levando em conta o engajamento e todas
as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na
disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências). Critérios para avaliação das
atividades: 1. Seguir
os passos do material auto-instrucional. 2. As
respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o
material de estudo fornecido. 3. Os
pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de
serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não
significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve
ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade. 5. Deve
ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca. |
Metodologia:
Ø Fóruns de discussão Ø Elaboração de projetos Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.
Ø Estudos de caso. |
Referências Básicas 1.
Crescendo e
empreendendo – SEBRAE 2.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 3.
Curso de
empreendededorismo – Alex Pimentel 4.
ENDEAVOR.ORG.BR
- https://endeavor.org.br/ 5.
Métodos e
técnicas para Coaching – Instituto
Prominas 6.
Coaching na
prática – Glória Tellez |
Disciplina: Empreendedorismo Professor: Pedro Virgínio P. Neto Período: 04/04/2021 à 29/04/2021 (Abril) |
Tema geral: Sonhos, Metas e realizações |
Objetivos gerais:
|
Cronograma de aulas
5. Aula 13: Administração do tempo |
Recursos:
Ø Google Meet
|
Avaliação: O processo
avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo,
levando em conta o engajamento e todas
as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na
disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências). Critérios para avaliação das
atividades: 1. Seguir
os passos do material auto-instrucional. 2. As
respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o
material de estudo fornecido. 3. Os
pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de
serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não
significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve
ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade. 5. Deve
ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca. |
Metodologia:
Ø Fóruns de discussão Ø Elaboração de projetos Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.
Ø Estudos de caso. |
Referências Básicas 1.
Crescendo e
empreendendo – SEBRAE 2.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 3.
Curso de
empreendededorismo – Alex Pimentel 4.
ENDEAVOR.ORG.BR
- https://endeavor.org.br/ 5.
Métodos e
técnicas para Coaching – Instituto
Prominas 6.
Coaching na
prática – Glória Tellez |
EVENTO EMPREENDEDOR
Disciplina: Empreendedorismo Professor: Pedro Virgínio P. Neto Período: 03/05/2021 à 28/05/2021 (Maio) |
Tema geral: Evento empreendedor |
Objetivos gerais:
|
Cronograma de aulas
|
Recursos:
Ø Google Meet
|
Avaliação: O processo
avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo,
levando em conta o engajamento e todas
as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na
disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências). Critérios para avaliação das
atividades: 1. Seguir
os passos do material auto-instrucional. 2. As
respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o
material de estudo fornecido. 3. Os
pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de
serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não
significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve
ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade. 5. Deve
ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca. |
Metodologia:
Ø Fóruns de discussão Ø Elaboração de projetos Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.
Ø Estudos de caso. |
REFERÊNCIAS
BÁSICAS 1. Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 2. Crescendo e empreendendo – SEBRAE 3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 4.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 5.
Curso de empreendedorismo
– Alex Pimentel 6. ENDEAVOR.ORG.BR - https://endeavor.org.br/ 7.
Métodos e técnicas
para Coaching – Instituto Prominas 8. Coaching na prática – Glória Tellez 9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching. 10. Treinamento e desenvolvimento - INEAD |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Acesse o documento em pdf clicando aqui
Disciplina: Empreendedorismo Professor: Pedro Virgínio P. Neto Período: 01/06/2021 à 30/06/2021 (Junho) |
Tema geral: Características do comportamento
empreendedor |
Objetivos gerais:
|
Cronograma de aulas
|
Recursos:
Ø Google Meet
|
Avaliação: O processo
avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo,
levando em conta o engajamento e todas
as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na
disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências). Critérios para avaliação das
atividades: 1. Seguir
os passos do material auto-instrucional. 2. As
respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o
material de estudo fornecido. 3. Os
pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de
serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não
significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve
ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade. 5. Deve
ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca. |
Metodologia:
Ø Fóruns de discussão Ø Elaboração de projetos Ø Atividades de auto-avaliação e feedback.
Ø Estudos de caso. |
REFERÊNCIAS
BÁSICAS 1. Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 2. Crescendo e empreendendo – SEBRAE 3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 4.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 5.
Curso de empreendedorismo
– Alex Pimentel 6. ENDEAVOR.ORG.BR - https://endeavor.org.br/ 7.
Métodos e técnicas
para Coaching – Instituto Prominas 8. Coaching na prática – Glória Tellez 9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching. 10. Treinamento e desenvolvimento - INEA |
ELABORANDO UM PLANO DE NEGÓCIO
Disciplina: Empreendedorismo Professor: Pedro Virgínio P. Neto Período: 02/08/2021 à 30/09/2021 (Agosto à setembro) |
Tema geral: Plano de Negócio |
Objetivos gerais: Refletir sobre as diferentes formas de ser um empreendedor. Refletir e exercitar a habilidade de identificar oportunidades de negócios no seu entorno. Conhecer ferramenta "Canvas" e como ela pode ser usada na elaboração do plano de negócio. Entrar
em contato direto com um empreendedor e por, meio de uma entrevista,
procurar perceber na experiência dele os elementos do planejamento
fundamental de um plano de negócio. |
Cronograma de aulas Aula 19: Identificando oportunidades de negócio. Aula 20: Trabalho versus emprego: Diferentes formas de empreender. Aula 21: Definindo o modelo de negócio: Quadro de negócios modelo. Aula 22: Entrevista com o empreendedor. Aula 23: Definindo a proposta de valor: O diferencial do seu produto. Aula 24: Quem é o seu Cliente? Segmentação, Canais e relacionamento. Aula 25: Planejando as atividades do negócio: Atividades, recursos, parceiros. Aula 26: Planejamento financeiro: Fontes de receita e estrutura de custos. |
Recursos: Computador ou celular. Google Meet. Acesso à internet. |
Avaliação: O processo
avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo,
levando em conta o engajamento e todas
as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na
disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências). Critérios para avaliação das
atividades: 1. Seguir
os passos do material auto-instrucional. 2. As
respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o
material de estudo fornecido. 3. Os
pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de
serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não
significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2. 4. Deve
ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade. 5. Deve
ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca. |
Metodologia: 1.Leitura, interpretação e produção de textos. 2. Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo). 3.Fóruns de discussão. 4.Elaboração de projeto. 5. Atividades de autoavaliação e feedback. 6.Vídeo conferências. 7. Estudos de caso. |
REFERÊNCIAS
BÁSICAS 1. Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 2. Crescendo e empreendendo – SEBRAE 3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 4.
Iniciando um
pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE 5.
Curso de empreendedorismo
– Alex Pimentel 6. ENDEAVOR.ORG.BR - https://endeavor.org.br/ 7.
Métodos e técnicas
para Coaching – Instituto Prominas 8. Coaching na prática – Glória Tellez 9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching. 10. Treinamento e desenvolvimento - INEA |
Comentários
Postar um comentário