Pular para o conteúdo principal

AULA 13 - ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

 

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

 Prof. Pedro Virgínio Neto

1) TEMA: Administração do tempo

2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS: O tempo é um dos mais preciosos recursos de que dispomos na vida. É no tempo que vivemos cada dimensão de nossas vidas e nele temos que desempenhar todos os nossos papeis sociais. Nesta aula você refletirá sobre a importância de administrar o seu tempo, alocando-o e distribuindo-o em função daquilo que você  julga como prioridade em sua vida. Talvez você ainda não tenha pensado nisso e nem tenha definido o que é prioridade para você. Estudaremos os conceitos da metodologia chamada Tríade do tempo e a técnica Pomodoro, como auxílio para o exercício da administração do tempo.

3) OBJETIVOS: Refletir, contextualizar e entender que:

1. O tempo é um recurso, tal como o dinheiro. Como tal, é limitado para atender necessidades ilimitadas.

2. É preciso que monitoremos como utilizamos nosso tempo: Para onde escorre? 

3. Você irá definir uma ordem de ocupações e ações prioritárias em sua vida, segundo cada papel social que você desempenha. 

4. Organizará uma agenda de tempo que o auxilie na realização das ações mais importantes. 

4) RECURSOS: Google Classrom, Blog GVT-Empreendedorismo, Whatsapp. Slides. 

5) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 1:

Consulte o seu manual do curso "Despertar". Leia o artigo das páginas 126 a 131. Lá você encontrará uma descrição de como implementar na sua rotina o uso da técnica Pomodoro.

Ao final do dia, depois de todos os momentos de aula, registre em seu caderno o que se pede no diário de aprendizagem. 

6) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 2: Assista à animação a seguir e elabore o conceito de cada um dos termos: Tríade do tempo, Urgente, Circunstancial e
Importante. 

Responda também em a seguinte pergunta: Que passos constituem a metodologia Tríade do tempo?

Registre tudo isto no seu caderno, para seu estudo pessoal. Compartilhe as suas respostas no formulário do google Classrom.

COMO SER MAIS PRODUTIVO | A TRÍADE DO TEMPO 


7) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 3: Participe da Vídeo-conferência

8) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 4: FORMULÁRIO NO CLASSROM (Confira Atividade 2)

 9) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 5: FÓRUM DE DISCUSSÃO

1. Questão do fórum:  Partilhe no grupo de whatsapp a sua experiência com a administração do tempo. Seja verdadeiro. Como você sente em relação ao tempo? Sufocado? Consumido? Impotente? Dando conta do recado, mas por um "tris"? Qual das dimensões apresentadas no abaixo que tem recebido mais atenção e tempo de sua parte? E a que tem recebido menos atenção e tempo?

Família
Tarefas escolares
Amigos: Contato PESSOAL direto ou por meio de redes sociais
Uso de redes sociais: Verificando feeds (Sem contato pessoal, diálogo com amigos)
Intelectualidade: Leituras, documentários
Saúde e alimentação

 


 

Observações sobre o Fórum: 

 O Fórum será no grupo de Whatsapp. Em cada postagem que você fizer coloque antes seu nome e turma. Como vocês anteriormente.  

Todos devem fazer no mínimo uma postagem. Não havendo número máximo. Podendo e sendo desejável mesmo responder aos comentários dos colegas. Sempre com muito respeito

Bons estudos! 

 

ÁUDIOBOOK

Sugiro que tire um tempo, bem tranquilo, para ouvir este resumão com bastante atenção, tomando um café com pão no fim de tarde. Sem pressa. Ah! Não deixe de tomar notas e arquiva-las para posterior consulta.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 5 - O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO

  O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO   Prof. Pedro Virgínio 1) TEMA: O mercado do trabalho 2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS : Nesta aula retomaremos as noções de trabalho humano como meio de adquirir recursos para a satisfação das necessidades humanas. Perceberemos isto em relação à teoria de maslow acer4ca das necessidades humanas. Refletiremos sobre a s mudanças rápidas pelas quais passa o mercado de trabalho. Também entremos em contato com as diferentes modalidades de trabalho dominantes em nossa sociedade. Refletiremos sobre a importância de pensar e planejar o nosso futuro profissional.    3) OBJETIVOS: COGNITIVO : Compreender que o trabalho é um meio de satisfação de necessidades humanas, imprescidivel. E que os mercados de trabalho passam por rápidas transformações, demandando de nós tomadas de decisão. ATITUDINAIS : Assumir uma postura proativa em face de sua formação acadêmica e profissional, tendo em vista seus objetivos profissionais e de vida no médio e...

AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES

 AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES     Tema: Sonhos metas e realizações Objetivos: 1. Refletir sobre a importância dos sonhos e metas para a vida de cada um de nós. 2. Compreender as características de uma meta ESPERTA. 3. Fazer uma análise da vida pessoal, em suas várias dimensões, identificando pontos fortes e pontos fracos. 4. Traçar uma meta ESPERTA dentro do contexto de sua auto-avaliação e cumpri-la no tempo determinado.  Conteúdo 1. A relação entre sonhos, metas e realizações 2. Meta ESPERTA 3. Pensando a própria vida Sequência didática 1. Assista à video-alua expositiva: Parte 1, parte 2 e parte 3 . 2. Estude o livro texto nas páginas 90 a 95 3. Assista à palestra sugerida e registre em seu caderno às suas considerações. 4. Faça o registro pedido  (Obs: Acesse a video-aula e à palestra clicando nos termos em destaques (links) Bons estudos!