Pular para o conteúdo principal

AULA 16 - AVALIANDO O MEU PERFIL COMPORTAMENTAL: FORÇAS E FRAQUEZAS

 

AVALIANDO O MEU PERFIL COMPORTAMENTAL - FORÇAS E FRAQUEZAS

 Prof. Pedro Virgínio

1) TEMA: O perfil comportamental e o mercado de trabalho

2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS: Nesta aula refletiremos acerca do nosso perfil comportamental, considerando nossas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Procuraremos fazer uma auto-avaliação levando em conta os comportamentos que temos desenvolvido ao longo de todo esse semestre. Sobretudo, na elaboração das apresentações da disciplina de empreendedorismo.

 

3) OBJETIVOS: Refletir, contextualizar e entender que:

* Nossos comportamentos são consolidados por meio de sua prática reiterada. Formando hábitos.

* Nossos comportamentos podem ser, até certo ponto, reforçados ou modificados por meio de uma ação consciente de nossa parte. 

* Nossas forças e fraquezas influem sobre quão favorável serão para nós as oportunidades ou qual impeditivas serão para nós as ameaças ou obstáculos.

 

4) RECURSOS: Google Classrom, Blog GVT-Empreendedorismo, Whatsapp. Slides. 

  

5) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 1: Assista ao seguinte vídeo e reflita sobre o seu próprio perfil de comportamento, segundo este modelo de análise. Importante compreender que não se trata de perfil de personalidade, mas de comportamento dominante. Não pretende expressar o que cada pessoa é absolutamente, apenas a tendência dominante de comportamento. Repito: segundo este teste. Não se trata de teste psicológico. O resultado do teste também depende de sua atenção e capacidade de autoavaliação. As palavras no teste resentam suas possíveis preferências de comportamento ou sentimentos predominantes. Peque uma folha de papel e faça o teste com seriedade.



6) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 2: Após ter feito o teste acima, assista aos seguintes vídeos do professor Roberto Marques, Presidente do IBC (Instituto Brasileiro De Coaching), onde ele explica a essência do comportamento de cada perfil. 

Há uma ligeira variação nos animais por ele apresentados e os do teste anterior. Mas, há uma correspondência. O golfinho corresponde ao gato.


 





7) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 3: Participe da vídeo conferência, às 16 horas.

 

8) ATIVIDADE DE IMPLANTAÇÃO 4: Será aberto o fórum de discussão no grupo de watsapp, onde cada um partilhará um pouco da sua experiência no teste. E de como esses comportamentos tem influenciado positiva e/ou negativamente na consecução de seus objetivos pessoais, no dia-a-dia.

Observações sobre o Fórum: 

 O Fórum será no grupo de Whatsapp. Em cada postagem que você fizer coloque antes seu nome e turma. Como vocês anteriormente.  

Todos devem fazer no mínimo uma postagem. Não havendo número máximo. Podendo e sendo desejável mesmo responder aos comentários dos colegas. Sempre com muito respeito.

Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 5 - O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO

  O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO   Prof. Pedro Virgínio 1) TEMA: O mercado do trabalho 2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS : Nesta aula retomaremos as noções de trabalho humano como meio de adquirir recursos para a satisfação das necessidades humanas. Perceberemos isto em relação à teoria de maslow acer4ca das necessidades humanas. Refletiremos sobre a s mudanças rápidas pelas quais passa o mercado de trabalho. Também entremos em contato com as diferentes modalidades de trabalho dominantes em nossa sociedade. Refletiremos sobre a importância de pensar e planejar o nosso futuro profissional.    3) OBJETIVOS: COGNITIVO : Compreender que o trabalho é um meio de satisfação de necessidades humanas, imprescidivel. E que os mercados de trabalho passam por rápidas transformações, demandando de nós tomadas de decisão. ATITUDINAIS : Assumir uma postura proativa em face de sua formação acadêmica e profissional, tendo em vista seus objetivos profissionais e de vida no médio e...

AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES

 AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES     Tema: Sonhos metas e realizações Objetivos: 1. Refletir sobre a importância dos sonhos e metas para a vida de cada um de nós. 2. Compreender as características de uma meta ESPERTA. 3. Fazer uma análise da vida pessoal, em suas várias dimensões, identificando pontos fortes e pontos fracos. 4. Traçar uma meta ESPERTA dentro do contexto de sua auto-avaliação e cumpri-la no tempo determinado.  Conteúdo 1. A relação entre sonhos, metas e realizações 2. Meta ESPERTA 3. Pensando a própria vida Sequência didática 1. Assista à video-alua expositiva: Parte 1, parte 2 e parte 3 . 2. Estude o livro texto nas páginas 90 a 95 3. Assista à palestra sugerida e registre em seu caderno às suas considerações. 4. Faça o registro pedido  (Obs: Acesse a video-aula e à palestra clicando nos termos em destaques (links) Bons estudos!