Pular para o conteúdo principal

PLANO DE UNIDADE 6: ELABORANDO UM PLANO DE NEGÓCIO (Agosto e setembro)

 


 PLANO DE UNIDADE 6

ELABORANDO UM PLANO DE NEGÓCIO

Disciplina: Empreendedorismo

Professor: Pedro Virgínio P. Neto

Período: 02/08/2021 à  30/09/2021 (Agosto à setembro)

Tema geral: Plano de Negócio

        Objetivos gerais:  Refletir sobre as diferentes formas de ser um empreendedor. Refletir e  exercitar a habilidade de identificar oportunidades de negócios no seu entorno. Conhecer ferramenta "Canvas" e como ela pode ser usada na elaboração do plano de negócio.  Entrar em contato direto com um empreendedor e por, meio de uma entrevista, procurar perceber na experiência dele os elementos do planejamento fundamental de um plano de negócio.

        Cronograma de aulas:  

        Aula 19: Identificando oportunidades de negócio. 

        Aula 20: Trabalho versus emprego: Diferentes formas de empreender. 

        Aula 21: Definindo o  modelo de negócio: Quadro de negócios modelo.

        Aula 22: Planejamento financeiro: Fontes de receita e estrutura de custos.

        Aula 23: Definindo a proposta de valor: O diferencial do seu produto.

        Aula 24: Quem é o seu Cliente? Segmentação, Canais e relacionamento.

        Aula 25: Planejando as atividades do negócio: Atividades, recursos, parceiros.

   Aula 26:  Entrevista com o empreendedor.

        Recursos: Computador ou celular. Google Meet.  Acesso à internet. Blog GVT-Empreendedorismo. Whatsapp. Slides.

Avaliação:

O processo avaliativo se dará de modo contínuo, priorizando seu aspecto formativo, levando em conta o engajamento e todas as interações possíveis do estudante com as atividades propostas na disciplina (Discussões, produções e participação em video conferências).

Critérios para avaliação das atividades:

1. Seguir os passos do material auto-instrucional.

2. As respostas e comentários nas atividades devem ter relação explícita com o material de estudo fornecido.

3. Os pensamentos devem ser coerentes, em relação ao assunto estudado. O fato de serem questões abertas e demandarem certa subjetividade na resposta, não significa que dizer qualquer coisa é algo válido. Vejam o ponto 2.

4. Deve ser fruto de reflexão pessoal, ou seja deve ter originalidade.

5. Deve ter conexão com o cenário social e econômico que nos cerca.

        Metodologia:  

1.Leitura, interpretação e produção de textos.

2. Aulas expositivas (Em áudio ou vídeo).

3.Fóruns de discussão. 

4.Elaboração de projeto. 

5. Atividades de autoavaliação e feedback.

6.Vídeo conferências. 

7. Estudos de caso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS 

 1.     Curso “Despertar” - SEBRAE (Manual oficial do curso) 

 2.     Crescendo e empreendendo – SEBRAE

      3. O perfil do Empreendedor - SEBRAE 

      4.     Iniciando um pequeno grande negócio (IPGN) – SEBRAE

      5.     Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

      6.     ENDEAVOR.ORG.BR -  https://endeavor.org.br/

      7.     Métodos e técnicas para Coaching Instituto Prominas

      8.     Coaching na prática – Glória Tellez

       9.Coaching para Coaches: 40 ferramentas para potencializar suas sessões de                  Coaching. IBC: Instituto Brasileiro de coaching.

      10. Treinamento e desenvolvimento - INEA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 5 - O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO

  O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO   Prof. Pedro Virgínio 1) TEMA: O mercado do trabalho 2) RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS : Nesta aula retomaremos as noções de trabalho humano como meio de adquirir recursos para a satisfação das necessidades humanas. Perceberemos isto em relação à teoria de maslow acer4ca das necessidades humanas. Refletiremos sobre a s mudanças rápidas pelas quais passa o mercado de trabalho. Também entremos em contato com as diferentes modalidades de trabalho dominantes em nossa sociedade. Refletiremos sobre a importância de pensar e planejar o nosso futuro profissional.    3) OBJETIVOS: COGNITIVO : Compreender que o trabalho é um meio de satisfação de necessidades humanas, imprescidivel. E que os mercados de trabalho passam por rápidas transformações, demandando de nós tomadas de decisão. ATITUDINAIS : Assumir uma postura proativa em face de sua formação acadêmica e profissional, tendo em vista seus objetivos profissionais e de vida no médio e...

AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES

 AULA 9- SONHOS, METAS E REALIZAÇÕES     Tema: Sonhos metas e realizações Objetivos: 1. Refletir sobre a importância dos sonhos e metas para a vida de cada um de nós. 2. Compreender as características de uma meta ESPERTA. 3. Fazer uma análise da vida pessoal, em suas várias dimensões, identificando pontos fortes e pontos fracos. 4. Traçar uma meta ESPERTA dentro do contexto de sua auto-avaliação e cumpri-la no tempo determinado.  Conteúdo 1. A relação entre sonhos, metas e realizações 2. Meta ESPERTA 3. Pensando a própria vida Sequência didática 1. Assista à video-alua expositiva: Parte 1, parte 2 e parte 3 . 2. Estude o livro texto nas páginas 90 a 95 3. Assista à palestra sugerida e registre em seu caderno às suas considerações. 4. Faça o registro pedido  (Obs: Acesse a video-aula e à palestra clicando nos termos em destaques (links) Bons estudos!